quinta-feira, outubro 22

A mulher na Idade Média


Nesta época havia grandes figuras femininas e de grande importância para a sociedade. Uma das primeiras considerações sobre a mulher da idade media diz respeito a real situação da vida em família, afinal elas eram vistas como inferiores em relação aos seus maridos e também pela sociedade, no entanto uma das grandes virtudes daquela época para os dias atuais a uma diferença no que diz respeito a valorização, respeito, admiração da mulher por parte da Igreja e de seus companheiros.
No dias de hoje a figura da mulher está um pouco depreciada, pois é vista na maioria tida na maioria das vezes como objeto de prazer, acabou-se a toda aquela nostalgia como nos tempos do Romantismo onde era respeitada e muito admirada.
Outras considerações é a de que como conseqüência das reações da sociedade aos direitos femininos e masculinos, a mulher conquistou o seu espaço na sociedade medieval do seu jeito, ou seja, forte, doce, esposa, mãe.
Hoje com o passar do dos tempos a mulher tem direitos iguais aos dos homens, mesmo assim teve que imita-lo no sentido das profissões para conseguir sua independência. Assim, podemos dizer que aquela época não é muito diferente da atual, rainhas desempenhavam autoridade de governo na ausência do rei, ou ainda podemos constatar a existência de varias profissões de cabeleireiras, superioras de mosteiros.
Assim concluímos que a sociedade medieval era um modelo de estado ordenado, com regras que presenciam o poder, o respeito, a conquista sobre a vida daquelas pessoas desta que é fundamental para traçar um paralelo da sociedade medieval e a atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário